Biossegurança: Para que serve?

curso de biossegurança


Biossegurança Para que serve?

Qualquer ambiente de trabalho pode vir a oferecer riscos aos seus profissionais, por isso faz-se necessário a observação das boas práticas para a implementação da biossegurança.
Embora pareça se tratar de um assunto fácil, torna-se muito complexo, uma vez que esses profissionais desconhecem o real conceito de biossegurança e colocam e risco a sua saúde, dos seus clientes e do meio ambiente.

Afinal, o que é biossegurança?

A biossegurança é a área de conhecimento que engloba um conjunto de medidas e ações que buscam minimizar e controlar os riscos inerentes a uma determinada atividade ou local, com o intuito de preservar a saúde humana, animal e ambiental.
As normas e regras de biossegurança geralmente submetemao profissional a observancia de novos procedimentos e utilização de equipamentos. São eles que garantem a saúde da população e do trabalhador, além de os protegerem contra doenças e epidemias.

Onde se aplica a biossegurança?
A biossegurança pode ser aplicada em diversos locais de trabalho, como por exemplo:

Em estúdios de tatuagem e bodypiercing, uma vez que a aplicação de tatuagem e piercing consiste na pigmentação e perfuração da pele, com resultado permanente, ou seja, rompe barreiras naturais e traz riscos biológicos (infecção por descontinuidade da pele), para o cliente, e para o profissional que pode entrar em contato com o sangue do cliente. Portanto, os equipamentos de proteção individual-EPI descartáveis são grandes aliados à saúde, pois podem proteger contra esses riscos e prevenir danos à saúde. São eles: avental, luvas, máscaras e óculos de proteção.

Em salões de beleza também são reconhecidos diversos riscos aos trabalhadores e clientes, fazendo com que os profissionais como manicure, cabeleireiro, pedicure ou esteticista se tornem “imunes” aos fatores de risco.
Um salão com biossegurança aprenderá a organizar melhor a rotina de trabalho, a limpeza, higiene pessoal, esterilização e desinfecção de ferramentas que entrarão em contato com os clientes, além do descarte seguro de resíduos para preservar o ambiente.

POSTADO EM ABRIL 24/04/2020 POR CURSO DE BIOSSEGURANÇA


QUER FAZER O CURSO?

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.

Conheça a ementa, as cargas horárias, o sistema de aprendizagem e avaliação,
a validade do certificado e muito mais.

Curso de biossegurança

.

Compartilhe Conhecimento 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *